Como comprar uma passagem de volta ao mundo

Os primeiros posts do blog mostram que, em poucos meses de planejamento, a ideia de fazer uma grande viagem amadureceu. O pensamento inicial, que se resumia a um mochilão pela Europa (que já não é tarefa das mais simples), evoluiu para o árduo trabalho de elaboração de um itinerário definitivo da volta ao mundo.

Descobri que os tickets Round The World poderiam valer a pena por acaso, lendo uma revista de bordo da TAM que chegou às minhas mãos graças a um colega de trabalho. Como a empresa brasileira agora integra a StarAlliance, uma das três alianças de companhias aéreas que oferecem as passagens RTW, a matéria de capa contava justamente a história de um casal que havia realizado a volta ao mundo com um desses tickets.

StarAlliance, SkyTeam e OneWorld oferecem o serviço, cada uma com suas características, regras e benefícios específicos. O preço pode ser calculado por milhas percorridas, quantidade de escalas, número de continentes atravessados, além de outras variáveis. Em comum, a vantagem econômica (um ticket RTW sai muito mais barato que a compra individual de múltiplas passagens internacionais) e a possibilidade de remarcação gratuita de datas e horários (mas atenção: mudanças de itinerário são cobradas à parte). Além disso, a passagem de volta ao mundo também deixa o mochileiro menos inseguro na chegada às dezenas de postos de imigração mundo afora: o retorno ao país de origem está garantido e agendado. É claro que ele pode ser adiado (até o prazo máximo de 364 dias após o primeiro voo).

Há quem prefira comprar poucas passagens aéreas e percorrer diversos trechos por via terrestre. Mas no meu caso, acho que as regras impostas pela compra de uma passagem RTW com muitos destinos – que é econômica, mas não chega a ser uma pechincha – vão me obrigar a enfrentar o desafio até o fim. E assim, depois de uma intensa pesquisa de preços, roteiros e experiências de outros aventureiros que já fizeram ou ainda estão curtindo sua volta ao mundo (já viu os links ali ao lado?), acabei optando pela RTW da OneWorld. Acertei a compra hoje, pela módica bagatela de R$ 6.449,00 e o voo Rio de Janeiro (GIG) – New York (JFK) está marcado para o dia 15 de setembro.

O itinerário completo ficou assim:

Esta vai ser minha rota para cruzar todos os meridianos do planeta. Volta ao mundo, aí vou eu!

Vale lembrar que esse é apenas o itinerário aéreo. Ou seja, percursos de ônibus, trens, carros alugados, tuk-tuks e caronas pitorescas não fazem parte deste roteiro inicial. A viagem estará sempre em construção e certamente vai passar por regiões vizinhas como Macau, Camboja, Israel e muitos países europeus (República Checa, França, Holanda…). Outros destinos fantásticos como Austrália, Japão, Índia e Rússia vão ficar para a próxima porque exigem visto anterior à chegada ao país. Além das taxas cobradas por cada processo, que elevariam bastante meu orçamento, não teria como deixar o trabalho, organizar documentos e enfrentar entrevistas.

Mesmo com o e-ticket impresso, ainda falta resolver muita coisa. No próximo post, os últimos preparativos antes de encher uma mochila com tudo que vou precisar para a experiência mais incrível da minha vida!

Anúncios
Esse post foi publicado em Plano de viagem e marcado , , , . Guardar link permanente.

28 respostas para Como comprar uma passagem de volta ao mundo

  1. Nathalia disse:

    Olá Felipe, boa tarde!
    Parabéns pelo blog!
    Eu e meu noivo planejamos realizar nossa volta ao mundo no início de 2015!
    Minha dúvida é se podemos comprar a passagem RTW com bastante antecedência, você sabe algo sobre isso? Quanto antes você comprou a sua?
    Obrigada pela ajuda!!!

    Nathalia

    • Fellipe Faria disse:

      Nathalia, se não me engano o primeiro voo tem que ter no máximo um ano de antecedência… faz a simulação no site! Se o simulador não permitir, é porque não é possível marcar os voos. Acho uma boa comprar o mais rápido possível, porque dizem que o dólar vai chegar próximo dos R$3 até o fim de 2014! Beijo e muito sucesso nos planos de vocês. Tenho certeza que vão realizar esse sonho!

      • Nathalia disse:

        Oi Felipe ! Muito obrigada!!!
        Estou tentando pelo site da oneworld mas está bloqueado para o ano que vem, parece que vou ter que esperar mais : (
        Você comprou pelo site mesmo, ou foi em uma agência ?

        Obrigada mais uma vez!
        Um abraço,
        Nathalia

      • Fellipe Faria disse:

        Nathalia, que pena! Eu comprei pelo site mesmo, super confivel! 🙂 Tenta fazer uma simulao para daqui a cinco, seis meses pra ver se rola. J adianta a questo dos voos pra j facilitar seu planejamento. Sucesso!!!

  2. Mara Nascimento disse:

    Fellipe seu blog é TUDO DE BOMMMM!!!! Leio e releio seus posts, rs, parabéns!!! Meu esposo e eu estamos nos preparando pra fazermos a maior aventura da nossa vida, dá uma volta ao mundo! Como somos dois, queremos economizar o máximo que pudermos, então você me indica esse ticket? Qual empresa você comprou? Help me please!!! Rs Bjos

    • Fellipe Faria disse:

      hahaha Mara, que bom! Adorei sua empolgação 🙂
      Eu indico o ticket RTW sim, mas com o dólar nessa montanha russa tem que cotar com a OneWorld e a StarAlliance, refazer os itinerários e ver como controlar os preços. Eu comprei com a OneWorld (www.oneworld.com)
      Bjo

  3. Ludmila disse:

    OI FELIPPE VI SEU BLOG E ME IDENTIFIQUEI MUITO, RESOLVI FAZER UM MOCHILÃO PELA EUROPA DE 3 MESES NO ANO QUE VEM, QUANDO CONVERSANDO COM UMA AMIGA ELA ME FALOU DA OLTA AO MUNDO, COMO TIREI UM ANO SABATICO EM MINHA VIDA, ENLOUQUECI COM ESSA PROPOSTA E QUERIA ALGUMAS DICAS DE ITINERARIO, SEI QUE QUERO CONHECER A EUROPA, AUSTRÁLIA E TAILANDIA… EFIM O MUNDO MAS ESTOU COM MEDO DE PERDER O FOCO E ESURTAR, RSRSR. TENHO UMA RESERVA ECONÔMICA RAZOALVEL, DISPOSIÇÃO, TEMPO E DISPRENDIMENTO, SUAS DICAS MUITO SERÃO IMPORTANTES PRA MIM!

    • Fellipe Faria disse:

      Oi, Ludmila!
      Acho que vale muito a pena e a animação é parte importante pra concretização desse sonho… qual sua dúvida? Te adianto que Tailândia vale muito a pena e Austrália, mesmo sem ter ido, tenho boas recomendações!
      Abraço!

  4. Luiz disse:

    Boa noite, melhor bom dia Fellipe!
    Depois de fazer uma consulta como vc me recomendou, e sim o site é realmente facil de manipular, decidi dar realmente uma volta ao mundo, só que em 2014. Pois é preciso planejamento e dinehiro! Definidi o roteiro, quais as dicas que vc teria pra me dar? Qto mais leio seu blog mais me sinto compelido. Vou fazer isso em 4 meses (licença premio e ferias juntos) e num desses meses vou aproveitar para fazer um up grade no inglês New Zeland ou Australia. Qualquer coisa que voce me disser está valendo. Obrigado Rapaz!

    • Fellipe Faria disse:

      Luiz, a minha principal sugestão para você é buscar a socialização. Como eu disse em alguns posts, há uma grande diferença entre conhecer os lugares sozinho e com a companhia de novos amigos. Se você for viajar sozinho, a melhor opção para isso é a hospedagem em hostels. Isso seria de grande ajuda no seu inglês, já que esse é um dos seus objetivos. Não tive a oportunidade de conhecer a Oceania, mas recomendo fortemente a leitura dos blogs amigos na coluna à direita – todos costumam dizer que a Nova Zelândia é mais legal que a Austrália, mas sugiro visitar os dois. Você já tem uma ideia de roteiro? Eu incluiria Tailândia sem pensar duas vezes, assim como Israel e Jordânia.

      • Luiz disse:

        Fellipe, eu já inclui…muito obrigado pelas dicas…mas seguramente vou te “aborrecer” muito! abraço

      • Luiz disse:

        Oi Fellipe, tudo bem com vc? Bem, estou em franca atividade e descobrindo que as coisas nao sao taoa simples…nem sempre para onde se quer ir há voos…mas hoje estou aqui para te pergunta sobre minha viagem mais imediata. Vou vistar um amigo na Itália e vou aporveitar q estou por ali e vou conhecer um pouco da costa leste italiana e Athenas. Voce sabe como funciona ou sabe de algum site que diz como funcionam os barcos da Grecia para Turquia? Sabe onde posso ver preço de aviao para a mesma rota? Felllipe desde já obrigado pela atenção.

      • Luiz disse:

        Oi Fellipe!

        tudo bem com você? Eu estou as voltas com minha viagem mais imediata, embora esteja planejando minha volta ao mundo com muito cuidado também. Fellipe você conhece ou sabe de caminhos entre Turquia e Israel? Nao consigo encontrar um transporte barato entre esses dois lugares…Se tiver uma dica …por favor

        obrigado pela atenção

        Luiz

      • Fellipe Faria disse:

        Luiz, se você olhar o mapa do Oriente Médio vai ver que o único caminho por terra entre a Turquia e Israel é pela Síria e pelo Líbano… ou seja, nesses tempos de conflito é melhor não tentar economizar! Compre uma passagem de avião entre Istambul e Tel Aviv mesmo, acho que é o único jeito!
        Abraço

      • Luiz disse:

        Fellipe é muito sensata essa sua resposta…eu queria muito conhecer damasco e Beiruth, mas nao será desta vez, muito obrigado pela atenção e ajuda…gostei muitio de suya sugestaop no seu post sobre o lado asiatico de Istambul…vou procurar um hotel daquele lado!

        abraço!

  5. Luiz disse:

    Fellipe, sou um velhinho cuja intimidade com computadores é limitada. Por outro lado não quero que voce dê consultoria de graça kkk! Estou pensando em fazer europa, duas pradas e orinte médio (turquia, libano, jordania e Israel) Vc acredita que uma round trip sairia mais barato do que uma passagem trecho a trecho?

    • Fellipe Faria disse:

      Oi, Luiz! Pode perguntar qualquer coisa, não sou expert mas posso dar uma ajudinha… Só que nesse caso não tenho ideia do preço das passagens entre todos esses trechos (fiz Jordânia – Israel – Jordânia por terra). Ainda mais com o Líbano em conflito, acho que os voos diminuem e ficam mais caros. O que sei é que as passagens RTW – dependendo da cotação do dólar, do momento e até das promoções disponíveis – podem sair mais baratas que dois voos entre a Oceania e o Brasil, por exemplo. O simulador de preço da http://www.oneworld.com e da http://www.staralliance.com/pt/ são bem fáceis de usar, tenta marcar esses voos por lá e depois me conta! Eu acho que valeria a pena, até porque você poderia incluir a Tailândia nessa sua rota – você não se arrependeria, tenho certeza! =)

  6. Débora disse:

    Oi fellipe! tudo bem? estou pensando em comprar um desses da promoção da star alliance, estais por dentro? queria ter uma noção de qto vais gastar, ao todo, nesse teu itinerário (hospedagem e transporte entre os locais) estou mais perdida que cego em tiroteio, qquer ajuda será muito boa!beijos obrigada!

    • Fellipe Faria disse:

      Débora, minha viagem já terminou e posso dizer que os gastos vão depender MUITO dos locais que você pretende visitar. O valor da passagem RTW pode ser simulado no site da Star Alliance e no da OneWorld… você já tem uma previsão de itinerário? Beijo!

  7. Josefa Faria disse:

    GRADEI DEMAAAAAAAAAAIS DO SEU BLOG, VOCE É DEMAIS IRMÃO!
    AGUARDANDO NOVIDADES. BOA SORTE

  8. Haydée disse:

    Ow, já até andei indicando seu blog pro povo que quer dar a volta ao mundo tb, hahaha.

    Boa sorte!!

    Beijo!

  9. Rachel disse:

    Haydée que trabalha comigo que recomendou. Já namorei essa passagem round-the-world. Adorei sua coragem! Inveja branca e vou acompanhar tudo por aqui.

  10. Seu blog é muito bom! Vi o link no forum mochileiros.com…
    O tema é de muito interesse meu e com certeza tá ajudando a aumentar minha vontade de fazer igual a você. Só que ainda me falta dinheiro e tempo que meus 30 dias de férias não conseguiriam fazer a viagem ficar completa como eu tenho esboçado na minha cabeça.
    Mass, quem sabe nao faço uma mini RTW ?!
    O valor que você conseguiu no e-ticket é baratíssimo, se eu contei bem ali são 12 vôos por pouco mais que 6 mil! Só passagem de ida-volta pra Los Angeles tá ~ 2mil reais pra se ter uma ideia, então o ticket vale muito a pena.

    Parabéns pela coragem e boa sorte nessa aventura!

    obs: posta sempre aí mais novidades pra ajudar e inspirar potenciais mochileiros de volta ao mundo… A galera pode nao comentar mas com certeza acompanha.
    Vou assinar aqui pra receber email sempre que vc postar novos posts.

    • Fellipe Faria disse:

      Matheus, muito obrigado pelo comentário!
      Como você deve ter percebido, esse foi o primeiro recado que eu recebi por aqui e finalmente me mostrou que não estou falando com as paredes. Só vou divulgar a página para os amigos e parentes quando a viagem já tiver começado, mas a gente sempre acha que alguém vai passar por aqui e ler algumas palavrinhas…
      Espero que você consiga encaixar sua viagem no calendário de férias. Já tem alguma data prevista? E o roteiro, o que anda pensando?
      Abraço e volte sempre!

      • CADU disse:

        Olá Fellipe, tbm estou acompanhando seus relatos, não deixe de publicar as novidades!
        Abraço

      • Fellipe Faria disse:

        Cadu, bom demais saber que gente como você está passando por aqui! Espero que você curta os próximos posts antes do embarque. Abração!

Comentários, sugestões, dúvidas? Respondo a todos!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s